segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Jogos Matemáticos

JOGO COM TAMPINHAS

Cada aluno tem uma mesma cartela com desenho de 2 a 12, e 10 tampinhas numeradas de 2 a 12... na sua vez cada um joga os 2 dados, na soma dos 2 dados se sair um numero livre da cartela, coloca-se a tampinha equivalente, ganha quem concluir o desenho primeiro. Paralelamente vai se registrando a quantidade que sair nos dados, com outras tampinhas.

Objetivo da Atividade: trabalhar a soma, a escrita do numeral, e relação numeral quantidade. 


STOP DA MATEMATICA (pode ser trabalhado as 4 operações em qq série, é só adaptá-la)
Os professores deverão se organizar em grupos de quatro; cada integrante do grupo recebe uma folha.
Cada grupo joga independente dos outros, ou seja, um integrante do grupo pensa um número, o outro diz stop e com o número pensado são realizados todos os cálculos. Quem terminar primeiro diz stop e todos deverão parar.

O grupo deverá conferir os resultados com os integrantes, sendo que resposta correta vale 10 pontos e resposta errada, zero.
Somam-se os pontos e colocam-se os resultados no total, sendo somados ao final de todas as rodadas.
Podem-se fazer folhas envolvendo as quatro operações, ou somente adição, ou multiplicação, tudo conforme o conteúdo trabalhado.

OPERAÇÕES COM MATERIAL DOURADO

 Elaborar diversas contas, das simples as mais complexas dentro do entendimento e aprendizado de cada turma. Adição, subtração, divisão e multiplicação.






 JOGO TRILHA DA TABUADA OU JOGO DE PERCURSO

Os alunos sorteiam uma ficha e à medida que respondem vão avançando uma casa no tabuleiro. (trabalha as 4 operações).                    








JOGO PRENDEDOR DE CONTAS

 Neste caso os alunos sorteiam o prendedor com a continha para resolverem para procurar o resultado na ficha.
( pode-se trabalhar as 4 operações)







TOMBA LATA

As crianças deverão derrubar duas latas. (De acordo com os números que estiverem em cada uma, à professora poderá junto com as crianças elaborar uma operação matemática diferente, utilizando a adição, subtração, divisão e multiplicação).
  




Bingo

Número de participantes: 2 ou 3, sendo que tem que ter uma pessoa pra sortear as fichas (respostas). 

Regas do jogo:
As regras são parecidas com a do Bingo tradicional.

• Construa a tabela e as fichas.
• Cada participante escolhe uma tabela. Em seguida as fichas a pessoa que tiver responsável em retirar as fichas vão retirando uma a uma. A cada ficha, os jogadores devem procurar em sua tabela a multiplicação ou pergunta correspondente ao resultado sorteado e colocar um feijão sobre ela ou algo que possa estar marcando. Por exemplo: se a ficha sorteada for 24 a multiplicação que corresponder a esse resultado é 3x8 ou 4x6.
• Quem conseguir preencher toda a cartela primeiro grita “BINGO”, ganhando o jogo.

A estrutura do jogo Bingo pode ser aplicada com qualquer conteúdo. E uma maneira simples, prática, mas divertida de ter um instrumento de ajuda na aplicação de alguns conteúdos. Os pais podem estar utilizando esse tipo de brincadeira para estudar a tabuada com o seu filho é um método menos desgastante para criança.
                                    

BRINCANDO DE MERCADO


As crianças serão orientadas a trazerem diferentes tipos de alimentos e outros produtos existentes num supermercado, juntamente com o valor de cada um. A professora orientará as crianças a trazerem calculadoras, e a colocarem os alimentos e produtos segundo separadamente segundo suas características.

As crianças farão suas compras conforme quiserem e farão as contas dos produtos que compraram. Cada uma terá uma quantia em dinheiro fictício que será confeccionado pela professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário