segunda-feira, 1 de setembro de 2014

História da Matemática

Chegar à sala de aula e dizer às crianças que aprenderão Matemática, que precisarão “decorar” a tabuada do 1 ao 10, os numerais de 0 a 1.000.000, a somar, subtrair, multiplicar e dividir, é algo que causa grande medo, insegurança, algo que talvez, carregarão por toda a vida.
É importante que apresentemos aos alunos, a História da Matemática, o surgimento dos números, e porque ela é tão importante em nossas vidas.
 
Na pré-história, os homens retiravam da natureza tudo o que necessitavam para sobreviver.
Quando todos os recursos do local onde moravam se esgotavam, tinham que se mudar para outro lugar, e por isso receberam o nome de nômades.
Eles realizavam essa mudança sucessivamente, e passaram a perceber que não poderiam mais viver assim, portanto começaram a fixar-se somente em um lugar e ali passariam a plantar e criar animais para utilizarem em seu próprio sustento.
Plantavam e colhiam, plantavam de novo o que lhes faltava; criava um casal de caprinos, esses geravam outros animais.
Começa então, a necessidade de contabilizar e comercializar esses produtos. E agora?
Um pastor criava seus carneiros e para controlar a saída deles para o pasto pela manhã, colocava uma pedrinha para cada um ao lado da cerca.
À tarde quando retornavam, ele retirava uma pedrinha daquele monte, representando cada carneiro que entrava no cercado, possibilitando que pudesse conferir se faltaria algum de seus animais.
Veja que interessante: na saída dos animais ele acrescentava uma pedrinha (somava – adição), e na entrada, ele retirava uma pedrinha (subtraía – subtração). Inconscientemente ele já realizava operações lógicas fundamentais.

Além das pedrinhas, utilizavam também, nós em cordas, marcas nas paredes, pedaços de ossos, entre outros.
 
Através das evoluções surgidas com o passar dos tempos, eis que surgem os números, que tanto facilitariam as relações dos seres humanos com os desafios matemáticos corriqueiros.

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