Chegar
à sala de aula e dizer às crianças que aprenderão Matemática, que precisarão
“decorar” a tabuada do 1 ao 10, os numerais de 0 a 1.000.000, a somar,
subtrair, multiplicar e dividir, é algo que causa grande medo, insegurança,
algo que talvez, carregarão por toda a vida.
É
importante que apresentemos aos alunos, a História da Matemática, o surgimento
dos números, e porque ela é tão importante em nossas vidas.
Na
pré-história, os homens retiravam da natureza tudo o que necessitavam para
sobreviver.
Quando
todos os recursos do local onde moravam se esgotavam, tinham que se mudar para
outro lugar, e por isso receberam o nome de nômades.
Eles
realizavam essa mudança sucessivamente, e passaram a perceber que não poderiam
mais viver assim, portanto começaram a fixar-se somente em um lugar e ali
passariam a plantar e criar animais para utilizarem em seu próprio sustento.
Plantavam
e colhiam, plantavam de novo o que lhes faltava; criava um casal de caprinos,
esses geravam outros animais.
Começa
então, a necessidade de contabilizar e comercializar esses produtos. E agora?
Um
pastor criava seus carneiros e para controlar a saída deles para o pasto pela
manhã, colocava uma pedrinha para cada um ao lado da cerca.
À
tarde quando retornavam, ele retirava uma pedrinha daquele monte, representando
cada carneiro que entrava no cercado, possibilitando que pudesse conferir se
faltaria algum de seus animais.
Veja
que interessante: na saída dos animais ele acrescentava uma pedrinha (somava –
adição), e na entrada, ele retirava uma pedrinha (subtraía – subtração).
Inconscientemente ele já realizava operações lógicas fundamentais.
Além das pedrinhas, utilizavam também, nós em cordas, marcas nas paredes, pedaços de ossos, entre outros.
Através
das evoluções surgidas com o passar dos tempos, eis que surgem os números, que
tanto facilitariam as relações dos seres humanos com os desafios matemáticos
corriqueiros.
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